sábado, 17 de outubro de 2015

Booktubers *---*





Olá leitores , hoje vou falar sobre um assunto muito recente que tem ganhado popularidade no universo dos bibliófilos , que são os produtores de vídeos literários.


Como o próprio nome já diz, “booktubers” são pessoas que dedicam seus canais no youtube para falarem de livros. São canais para todos os gostos, sem deixar de lado a qualidade das edições que tornam o espaço ainda mais atrativo.


Você provavelmente já ouviu falar que John Green – autor de livros como “A culpa é das estrelas” e “Cidades de papel” – começou com um canal no youtube e hoje os seus livros servem de inspiração para os novos escritores, além de terem se tornado febre mundial. Esse tipo de vídeo é muito popular nos Estados Unidos , pois também é uma forma dos escritores se comunicarem com os seus leitores. No Brasil é um ramo recente , mas levando em consideração que a leitura não atinge os altos níveis de interesse do nosso povo, o número de espectadores é bem significativo.


Minha experiência com booktubers  , foi casualmente , quando estava procurando a resenha de um livro e encontrei o canal da Tatiana Feltrin, depois disso não parei mais, comecei a acompanhar todos os vídeos, conhecer outros do mesmo gênero e hoje a maior parte dos canais que sou inscrito são dedicados a esse conteúdo.


Usando da criatividade, os vídeos não se reduzem a resenha de livros, mas há a apresentação das estantes, lista de desejados , recebidos na caixa postal, discussão de assuntos atuais, além ter espaço para conhecermos mais da pessoa que está atrás da tela.


A temática prende a atenção de leitor e não leitores, incentivando a mergulharmos em diferentes gêneros literários e estimulando a dobrarmos nossas metas de leitura (Ainda que as circunstâncias sejam o nosso maior empecilho).


Poderia listar vários desses canais aqui, já que sempre que posso assisto pelo menos um vídeo de cada um (dos que sou inscrito , claro.. rsrsrs). No entanto selecionei cinco canais que merecem o crescimento que estão tendo. E se você ainda não conhece esse universo que o youtube nos proporciona, não perca a chance de conhecer novos leitores ,mesmo que diante da tela.


Só lembrando que essa lista está em ordem aleatória e os links dos canais e blogs dos respectivos estão abaixo de suas fotos.


Segue a lista :
 

       1) Chiclete Violeta – Comandado por Victória (para os mais íntimos Vickie) , esse canal é espetacular. Além de Vickie ter um gosto muito parecido com o meu, ela está sempre inovando, não deixando espaço para a monotonia. Cada vídeo, ela sempre levanta uma discussão, o que desperta ainda mais a nossa curiosidade e interesse pelo livro. Eu amo quando ela dedica um vídeo para debater sobre assuntos considerados polêmicos.




          2) Como respira – Não tem nem como não se divertir com a Ana Vitorino (Seus “gafes literários” são os melhores). Ela está sempre tratando as questões dos livros com leveza e descontração. Esse canal simplesmente tem uma identidade bastante peculiar. Foi Ana quem me apresentou o livro “Uma história de amor e toc” (Primeira resenha do blog).


    Canal no youtube : https://www.youtube.com/user/comorespira


      3) Pilha de Cultura – Apesar do foco do canal ser livros, nada impede que Roberta Vicente (Beta/Betinha <3), compartilhe com seu público sua paixão pela música (Sempre adiciono as musicas que ela indica na minha playlist), já que o nome do canal remete a cultura em geral. Com seu jeito descontraído é quase impossível não se apaixonar por esse canal , até porque a Beta é uma fofa né gente ?

   



      4) Meu Livro e Eu – Esse é o tipo de canal que assisto para conhecer outros gêneros literários. Seu porta voz é Maurício, um leitor voraz que está sempre nos apresentando novos livros , principalmente de fantasia. Seu autor favorito, sem dúvida é Tolkien e maneira como ele fala desse escritor é quase impossível que ao menos não tenhamos curiosidade de ler “O senhor dos anéis”.




     5) Pam Dal Alva – O canal leva o mesmo nome da produtora. Pâmela é uma conhecida dos vários grupos de leitura do whatsapp que participo. Com opiniões fortes , o canal dela tem um pouquinho de tudo como discussões de alguns assuntos , moda e cultura. É um espaço que envolve todos os públicos, além do seu blog que está sempre cheio de novidades.




Espero que tenham gostado desse tipo de post ! Até a próxima :)

6 comentários :

  1. "hoje a maior parte dos canais que sou inscrito são dedicados a esse conteúdo." Mesmo não assistindo muitos videos no YouTube eu estou sempre de olho nos videos e quando me bate uma vontade de assistir algum video eu corro logo para assistir alguns booktuber, e uma das minha queridinhas é a primeira da sua lista hahaha amei a postagem, pode postar mais coisas desse tipo que eu gosto, bjs!! :* <3

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo seu apoio Jana ! Comentários como o seu me impulsiona a continuar desenvolvendo esse conteúdo ! Pode deixar que terá mais.. Abs <3

    ResponderExcluir
  3. Oiii John, como vai?
    Eu achei super legal esse post, adoro olhar videos assim no youtube, recomendo também a leletapias do blog To pensando em ler <3 é meu blog favorito.
    Vou pesquisar esses que você disse hahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou bem ! Desculpa a demora. Fico feliz que tenha gostado e vou procurar esse canal.. Bjss ;)

      Excluir
  4. Boas indicações de "Booktubers" Jonh eu vou me inscrever em algun����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se inscreve João ! Acompanho tds eles sempre que possível.. Rsrsrs.. Obg pela participação =D

      Excluir