quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Literatura Nacional


Olá pessoal ! Hoje vamos tratar de um assunto importante para nós leitores brasileiros , que é a importância da literatura nacional para a nossa formação como leitores.

Muito se questiona o porque  da nova geração de leitores não se interessarem por literatura nacional , tanto como a estrangeira. Se considerarmos a falta de interesse dos brasileiros pela leitura (Frase tão clichê e ao mesmo tempo tão realista) , já é um grande avanço saber que tem alguém que lê uma bula ou uma receita por exemplo. Risos. 

Quando falo sobre "literatura nacional" não me refiro só aos clássicos de Machado de Assis , José de Alencar , Clarice Lispector e outros mestres da nossa literatura , mas a todos os livros produzidos por autores nacionais. Se procurarmos por livros de anônimos em aplicativos de leitura , como o "wattpad" por exemplo , iremos encontrar conteúdos fantásticos que por vários motivos (E aí entra o marketing) não têm a visibilidade que merecem. Essa nova geração de autores têm mostrado a que veio e se pararmos com a mania de ler apenas  histórias de autores conhecidos internacionais , veremos que o nível dos nossos autores é até maior do que o de  certos autores internacionais , idolatrados , salve salve (Sem citar nomes para evitar polêmicas.. Rsrs). 

Em relação aos clássicos , dificilmente há meio termo. Ou é apaixonado (E você não precisa ser um professor/acadêmico em letras pra isso) ou odeia. Mas você já parou pra pensar porque odeia ? Se formos levar em conta as aulas de literatura das escolas , tudo indica que você irá realmente odiar (Professora , te amo !) , mas não é só por um problema do professor , mas também a pressão para fazer uma prova , a linguagem que você ainda não esta acostumado , enfim , uma série de coisas. 

Sim , realmente pra ler certos clássicos é necessário uma bagagem de vocabulário , mas isso não impede que você comece a ler Machado de Assis , que na minha opinião é uma leitura ótima pra quem está iniciando a ler clássicos. Tudo depende do seu interesse !

Caso você prefira se prender a um único autor , aí você ira perder a chance de se emocionar com muitas histórias. Por isso que sempre falo que não tenho aquele autor que eu sou apaixonado por todos os livros. Autores são humanos e também nos desapontam , é normal , porém você não pode ler um livro e já tirar suas conclusões do escritor (Você pode ter começado pela "obra errada".) 

Trazendo para o nosso tema , permita-se conhecer mais o mundo da " literatura nacional" , busque mais autores e não deixe ser influenciado pelo marketing. Se o Brasil sempre é lembrado por pontos negativos , como queremos que seus livros se tornem febre mundial ? Apesar que os estrangeiros sabem muito mais da nossa literatura do que nós mesmos (O famoso "Santo de casa não faz milagres"). Autores como Augusto Cury e Paulo Coelho são ovacionados pelo seus talentos com a escrita lá fora , sem contar o número de fãs que Jorge Amado tem entre os gringos.

Então , como queremos que a nossa cultura seja valorizada e respeitada , se nós somos os primeiros a não contribuir com isso ? Estabeleça uma meta para ler obras brasileiras , dê essa chance aos nossos amados conterrâneos , eles também merecem nossa admiração por um trabalho bem feito. Não estou dizendo que tenha que parar de ler seus livros internacionais , mas que apenas volte mais os seus olhos para a nossa terra e conheça o leque de enredos do nosso povo.

Espero que tenham gostado desse post ! Não esqueçam de seguir o blog e deixarem seus comentários que são muito importantes para o desenvolvimento dessa página. Até a próxima :)

6 comentários :

  1. Oiii, eu adoro literatura nacional! Claro, os clássicos são ótimos, faltam poucos para comprar minha coleção hahaha Mas, ultimamente estou preferindo livros nacionais, pela quantidade de autor bom que aqui possuímos.
    Te recomendo a autora, Lilian Farias, seus livros são incríveis e falam sobre a atualidade, mundos! Coisas que eu sei que tu gosta.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela sua participação nos comentarios Morgana ! Você é um grande apreciadora da literatura brasileira , por isso com certeza vou seguir sua indicação. Grande abraço ;)

    ResponderExcluir
  3. Literatura Nacional é a minha preferida agora <3 os nacionais são os melhores

    ResponderExcluir
  4. Eu também estou descobrindo mais e estou encantado.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá, John.
    Nacionais ❤ cada vez me surpreendo mais com eles. Ano que vem pretendo ter vários na minha estante.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a minha meta Kah ! Preciso me antenar mais nas historias da nossa terra.. Rsrsrs ;)

    ResponderExcluir