sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ler & Escutar Música ;)



Olá caros leitores ! Espero que estejam bem. Hoje vou falar sobre um assunto muito comum no universo literário, que é se a música e a leitura “andam de mãos dadas”.


Vivemos numa rotina desgastante , sempre atrasados para a escola, trabalho, aproveitando as pequenas brechas do dia para fazer aquilo que gostamos. Essa vida capitalista, bastante agitada, obriga a nós leitores a aproveitarmos espaços até inusitados para adiantarmos aquela leitura que anda atrasada. Prova disso é quando transformamos os transportes públicos em bibliotecas e deixamos a leitura fluir enquanto seguimos viagem.


Em algumas cidades brasileiras – principalmente as grandes metrópoles – foram adotadas medidas de incentivo a leitura , como acervos de livros nos pontos e/ou dentro dos transportes públicos. Embora a medida não tenha alcançado todas as cidades do nosso país , é um avanço significativo , considerando que a leitura aqui ainda é do interesse de poucos. Além de aproximar o indivíduo da literatura , essa ideia proporciona uma sensação de prazer e tranquilidade, já que  além do trajeto nessas cidades serem longos, o trânsito também não ajuda.

As dificuldades de concentração frente ao ruído alheio, faz com que algumas pessoas optem por medidas para abafar o som externo, afim de conseguir realizar atividades que exigem mais da nossa atenção. Uma dessas medidas é a música, porém pairam muitas dúvidas se ler enquanto se ouve música é possível a todos os indivíduos.


Pesquisando sobre o tema, descobri que a atenção é um processo onde se  seleciona estímulos significativos. Nosso cérebro trabalha com foco, por isso não temos a capacidade de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo com perfeição, pois uma delas vai se sair prejudicada.


Trazendo para o tema desse post, a música serve como um estímulo relaxante e agradável para que tornemos a leitura mais aprazível. A atenção é algo que pode ser aprendido , então não pense que é impossível ler enquanto se ouve música ou com uma conversa ao fundo, já que fazer uma atividade em total silêncio nos dias atuais seria algo praticamente impossível (A não ser que você sacrifique suas madrugadas e se torne um zumbi no outro dia.. rsrs)

Alguns livros trazem uma playlist para acompanhar a leitura. Essa é uma forma que faz você tanto associar os personagens as músicas que você os atribuiu  , como lembrar deles após o termino do livro , quando ouvir uma das músicas dessa playlist , por exemplo. É um processo que trabalha a memorização, já que o nosso cérebro trabalha com associações. A formação de novas memórias está ligada a presença de conteúdos já existentes em nossa memória.


Treine o seu cérebro a ficar atento numa tarefa, independente dos vários estímulos que estão ao seu redor (Eu por exemplo, estou ouvindo música enquanto escrevo esse post.). Para iniciarmos esse treinamento é preciso atentar-se para algumas dicas :

  •  Prepare uma playlist (se o livro não propor) para acompanhar sua leitura, afim de evitar pausar a leitura para mudar de faixa e desconcentrar-se .
  •  Procure músicas de acordo com o gênero do livro, para facilitar a associação com a história e personagens.
  •  Ouça a música num volume mais baixo, já que a música tem que ser o fundo e não o foco da sua atenção.
  •  Selecione músicas de línguas que não conheça para evitar que você se distraia e cante as músicas
  •  E antes de tudo evite pensar em outras coisas enquanto estiver lendo (mesmo sendo inevitável) , caso contrário dificultará ainda mais esse treinamento.

Depois de preparado a sua trilha sonora , inicie a leitura e deixe-a fluir. Obviamente que como você está criando esse hábito, no início se distrairá facilmente e lerá poucas páginas , mas isso faz parte do processo de adaptação. Apenas não desista e veja que como um tempo, você só irá ler com uma música ao fundo, mesmo que esteja num ambiente silencioso.

Um ótimo final de semana e até o próximo post :)


6 comentários :

  1. Como sempre me surpreendendo a cada post, se eu for contar quantas playlists eu tenho para cada livro que eu leio é capaz de perder as contas hahaha, uma pena que nem metada do Brasil se enteressam pela leitura, como sempre escrevendo com perfeição e eu amo ler seus post, espero um dia chegar a escrever como você!! Bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter gostado Jana ! Vc me motiva a atualizar o blog ! Seus comentários são os melhores.. Vc escreve bem ! Mt obrigado por tudo ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitíssimo do post. Eu também acho super legal escutar música lendo. Eu queria ter um livro que vinhesse com playlist para facilitar kkk. Aceito kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.. Minhas duas paixões.. Rsrs.. Nunca li um desse tipo ! Abs ;)

      Excluir
  4. Oiiii, amei esse post e preciso falar sobre o que eu acho sobre isso e como convivo com isso diariamente!
    Bom, eu amoooo músicas, eu só consigo ler com músicas de outros idiomas, sabe o por que? Porque eu fico cantando se eu sei a letra kkkkkkkkkk
    Mas, eu adoro escutar músicas enquanto eu leio John.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi.. Hahaha.. Mais uma vez obrigado pela sua participação Morgana ! Bjss ;)

      Excluir